Sobre o SMAD

SMAD - Sistema de Monitoramento e Alertas de Desastres.

O Sistema de Monitoramento e Alerta de Desastres é um projeto de implantação de monitoramento e alerta de desastres para a Defesa Civil e órgãos competentes na gestão de risco, além de monitoramento com vistas à gestão ambiental dos recursos naturais.

O estado do Rio Grande do Sul necessita ter um sistema de monitoramento que oriente sobre os eventos críticos, principalmente os de origem climática e meteorológica que são responsáveis pela maior parte dos desastres no território gaúcho, como as inundações e estiagens.

A possibilidade de prevenção a partir da previsão dos eventos extremos que podem causar desastres, ajuda a minimizar os impactos sócio-econômicos desses e apoia no planejamento público do Estado, auxiliando à gestão de risco e à gestão ambiental.

Precedendo à implantação do SMAD, o Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da SEMA estabeleceu a criação de uma sala de situação (monitoramento e análise) que serve como o primeiro passo a esta implantação e que contribui para as atribuições legais do DRH como órgão gestor de recursos hídricos.




SMAD